quarta-feira, 19 de novembro de 2008

RASTREIO DE CANCRO DO COLO DO ÚTERO...


Eu não gosto de ir ao médico! É verdade… só vou mesmo em caso de crise grave persistência de sintomas!!!

Mas desta vez… teve que (de) ser… e o que tem que (de) ser tem muita força!!!

Alerto todos vós para passarem a palavra…

Rastreio de Cancro do Colo do Útero, existe muita publicidade a este rastreio e a maneira mais fácil de saber como o fazer é no seu Centro de Saúde junto do Médico de Família ou nos serviços de planeamento familiar.

O rastreio é feito através de uma citologia ou “papanicolau”, chamem-lhe como quiserem.

Eu fiz, agora... aguardar o resultado! Acho que todas devemos fazer, e acho que os cavalheiros devem aconselhar todas as mulheres que conhecem a fazê-lo.

Existe uma linha de apoio a esta “campanha” que vai decorrer durante mais dois anos (creio eu), mas parece-me que neste caso, mais vale fazer do que deixar para amanhã.

A linha é 800 200 047



É que infelizmente estas coisas não acontecem só aos outros… assim como não escolhe idade…

“Depois do cancro da mama, o cancro do colo do útero é o segundo cancro mais frequente entre as mulheres jovens, com idades entre os 15 e os 44 anos.3 Na Europa, morrem diariamente quarenta mulheres de cancro do colo do útero.”


Sabiam disto?? (eu não...)

Ah… e esqueçam (para quem tem) a ideia de que isto é só para quem vida sexual, ou para quem não usa preservativo… é que não é necessário ter relações sexuais para que haja infecção.

O Papilomavírus Humano é muito comum, fácil de ser transmitido e pode não dar sintomas, e a maior parte de nós irá estar ou já esteve exposta(o) a este vírus em algum momento da vida.

Mas não sendo eu médica, nem nada que se pareça, deixo aqui um site onde podem encontrar mais informação. E onde podem responder a um questionário para confirmarem se sabem tudo e se tudo o que sabem é verdade!


“Passa a palavra” o que eu estou a fazer! (porque não há melhor meio de comunicação que o boca a boca)


BÊJOS da b@be

2 comentários:

anademar disse...

já tive este teste marcado duas vezes. e de cada vez que marco é para daí a um mês e meio, e de cada vez que lá chego a minha médica de familia (que é um doce): está doente, teve um problema, o filho tá doente, ninguém sabe o que aconteceu mas ainda não chegou... etc... ai! vida de pobre que tem ir ao centro de saúde! mas estou com fé que hei-de conseguir fazê-lo!

Tita Costa da Sé disse...

Obrigada b@be, é realmente um assunto demasiado importante, não pode ficar esquecido.
Beijinhos